ESTÍMULO E ORIENTAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E CIÊNCIA NO ENSAIO O BRAZIL NAHISTÓRIA (1930) DE MANOEL BOMFIM

Citation:

CLAYTON JOSÉ FERREIRA. 2013. “ESTÍMULO E ORIENTAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E CIÊNCIA NO ENSAIO O BRAZIL NAHISTÓRIA (1930) DE MANOEL BOMFIM.” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-71.
ESTÍMULO E ORIENTAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E CIÊNCIA NO ENSAIO O BRAZIL NAHISTÓRIA (1930) DE MANOEL BOMFIM

Abstract:

O presente trabalho visa analisar o livro O Brazil na História (1930) de Manoel Bomfim (1868-1932) para compreender sua abordagem sobre aspectos do conhecimento científico no período e sua crítica e projeto historiográfico. No intuído de compreender melhor estes aspectos da ciência em seu texto procuramos apontar como estas experiências científicas foram apresentadas e compartilhadas em ensaios de outros autores contemporâneos a ele. Deste modo escolhemos os ensaios de Silvio Romero (1851-1914), Oliveira Viana (1883-1951), Luís Pereira Barreto (1840-1923), Euclides da Cunha (1866-1909), Joquim Nabuco (1849-1910) Alberto Torres (1865-1917). Sendo assim, no que tange a discussão sobre a ciência da primeira república, nosso recorte se estendeu de 1978 a 1930, respectivamente anos de publicação dos ensaios de Alberto TorresManoel Bomfim. Sobre a escrita da história nos focamos estritamente em O Brasil na História. Articulamos seu pensamento historiográfico e científico por compreender que estas seriam as bases de seu principal argumento. Este seria a necessidade de tomar consciência de que apenas a transformação do Estado poderia gerar progresso social. Para isso era necessário matizarconhecimento da prestigiosa ciência etnográfica que determinava que sociedades mestiças possuíam capacidades limitadas. Através de uma análise histórica o autor procura demonstrar como tais limites foram ultrapassados no passado. A partir desta análise e de um balanço historiográfico feito por Bomfim pudemos sistematizar seu projeto metodológico e teórico de escrita da história. Ao fim de nossa pesquisa pode-se compreender melhor como dois aspectos da sua contemporaneidade, a história e outros conhecimentos científicos, se atrelavam como possibilidades de orientação na experiência de tempo da primeira república.

Last updated on 08/08/2017