O conjunto documental que compõe o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana é o registro de parcela das atividades administrativas dos poderes públicos municipais e de seu termo desde a criação da Vila do Carmo, em 1711, até inícios da segunda metade do século XX. Divide-se em dois grandes conjuntos: aquele formado por mais de 800 volumes encadernados, códices e livros, também conhecido como acervo principal, além dos Avulsos, compostos por aproximadamente 200 caixas, que foram incorporados ao acervo principal em 1996 e, a partir de então, vêm sendo identificados e organizados. O conjunto dos documentos mede aproximadamente 50 metros lineares e estima-se mais de 40 mil documentos.
No ano de 1994, o arquivo foi transferido para o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Até então havia funcionado nas dependências da Câmara Municipal e do Ginásio Poliesportivo.
O AHCMM foi coordenado pelos professores José Guilherme Ribeiro, Ronald Polito de Oliveira, José Arnaldo Coelho de Aguiar Lima, Ângelo Alves Carrara, Renato Pinto Venâncio e Marco Antônio da Silveira. A partir de novembro de 2010 até o presente momento a coordenação foi assumida respectivamente pelo professor Francisco Eduardo de Andrade, pela professora Drª. Cláudia Maria das Graças Chaves, pelo professor Dr° Álvaro Araújo Antunes e pela professora Drª. Anny Jackeline Torres Silveira. Atualmente o Arquivo Histórico da Câmara é coordenado pela professora Drª. Cláudia Maria das Graças Chaves.
PDFs:
Casa de Vereança | 918 KB | |
No Laboratório da Nação: a Câmara Municipal de Mariana, Minas Gerais, e a construção do Estado Nacional Brasileiro (1828-1836) | 3.37 MB |