Sobre LPH

                                                                   LPH

por Hermann Burmeinster

O LPH - Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Universidade Federal de Ouro Preto surgiu em 1983 com o objetivo de subsidiar a formação dos alunos de graduação. Criado em uma época em que a pesquisa instrumental e o trabalho com documentos cabiam geralmente  a mestrandos e doutorandos, o LPH tinha como função básica estimular os graduandos em História a manusearem, organizarem e analisarem fontes primárias, proposta bastante pertinente numa Universidade cercada por instituições arquivísticas. Essa orientação norteou as atividades daqueles que o implementaram, culminando na realização, através do Núcleo de Documentação Escrita, de três projetos expressivos. O primeiro consistiu na estruturação preliminar do Acervo da Câmara Municipal de Mariana, cabedal composto por 800 volumes de documentos datados principalmente dos séculos XVIII e XIX e que estão ainda hoje sob a guarda do Departamento de História. O segundo foi a proposta de sistematização do Arquivo Central da Universidade de Ouro Preto. O terceiro implicou a publicação, em 1989, do importante Guia e Tipologia dos Documentos de Mariana - instrumento qualificado de trabalho que tem auxiliado inúmeros historiadores dedicados à pesquisa da História de Minas Gerais.

Em 1990, foi criada a LPH - Revista de História, em cujas páginas novas pesquisas começaram a ser divulgadas e importantes debates ganharam corpo. Em 1993, foi publicado o primeiro número do Caderno de debates internos do Departamento e teve início a série Publicações Internas do LPH estas se estenderam até o ano 2000, chegando a edição final de número 20.

Atualmente busca-se a revitalização do Laboratório de Pesquisa Histórica. Acompanhando as mudanças ocorridas no Departamento de História, com a implantação do Programa de Pós-Graduação e a renovação do quadro efetivo dos professores, pretende-se a ampliação do LPH no sentido do acolhimento de atividades de pesquisa e extensão, além da produção de instrumentos de pesquisa. Para tornar dinâmicas as atividades do LPH, no momento trabalha-se a criação e atualização de dados na página do Facebook.

O LPH disponibiliza para consulta um acervo digital de seminários e congressos realizados no ICHS, além de coleções documentais digitalizadas da Revista do APM, Coleção Mineiriana (APM),  Documentos Avulsos relativos a Minas Gerais do Projeto Resgate (AHU), Fontes Cíveis e Criminais do Fórum de Lavras, Acervos Digitalizados do Sul de Minas: Documentação da Câmara Municipal de Campanha e Livros de Testamentos de Campanha e Baependi, século XIX. Conta também com seis volumes impressos da coleção "Documentos Históricos do Arquivo Municipal" publicado pela Prefeitura Municipal de Salvador, contendo as Atas da Câmara (1700-1775) e Cartas do Senado (1710-1730).