Citation:
Guilherme Cabral Nóbrega. 2006. “SENHORES NEGROS: UM BREVE ESTUDO SOBRE LIBERTOS DONOS DE ESCRAVOS EM MARIANA DE 1750 A 1760.” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-62.
176_guilherme_cabral_nobrega_-_senhores_negros_um_breve_estudo_sobre_libertos_donos_de_escravos.pdf | 389 KB |
![SENHORES NEGROS: UM BREVE ESTUDO SOBRE LIBERTOS DONOS DE ESCRAVOS EM MARIANA DE 1750 A 1760 SENHORES NEGROS: UM BREVE ESTUDO SOBRE LIBERTOS DONOS DE ESCRAVOS EM MARIANA DE 1750 A 1760](https://lph.ichs.ufop.br/sites/default/files/styles/book_cover/public/lph/files/e4re_43.png?m=1525724962&itok=Q3hNPxS5)
Abstract:
O presente trabalho aborda primeiramente o desenvolvimento do debate historiográfico a respeito da escravidão, para contextualização do mesmo, mostrando que atualmente não se pretende estudar a escravidão como um sistema ou um todo, mas sim em suas particularidades e curiosidades. Logo em seguida, traça-se um panorama geral da evolução do escravismo na África, para se mostrar que esse fenômeno já estava presente namentalidade do negro africano, e que, ao chegar ao Brasil, de certa forma não estavam vivenciando uma situação tão nova. Finalmente, abordaremos o escravismo mineiro focalizando a relação entre libertos que se tornaram senhores e sua relação com seus escravos, analisando principalmente a relação entre parentesco, religiosidade e
quantidade de manumissões.