O ENSINO DE HISTÓRIA NO COMBATE AO PANOPTISMO INSINUADO NO COMPORTAMENTO BULLYING

Citation:

POLYANA CAMARGOS BARBOSA VIEIRA. 2014. “O ENSINO DE HISTÓRIA NO COMBATE AO PANOPTISMO INSINUADO NO COMPORTAMENTO BULLYING.” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-50.
O ENSINO DE HISTÓRIA NO COMBATE AO PANOPTISMO INSINUADO NO COMPORTAMENTO BULLYING

Abstract:

A prática de bullying e cyberbullying entre os alunos é, hoje, um dos maiores problemas vivenciados no espaço escolar. Tal modelo de violência simbólica e/ou física tem como objetivo, submeter certos indivíduos ou grupos a um padrão desejável pelos agressores, fazendo com que as vítimas sofram constantes humilhações tanto verbais quanto físicas. Este estudo tem como objetivo analisar tais acontecimentos e apontar como o bullying e o cyberbullying podem ser prejudiciais à formação dos indivíduos, tomando como base os estudos foucaultianos acerca das relações de poder que regem as sociedades ocidentais modernas, através do conceito de Panoptismo, criado pelo autor de “Vigiar e Punir: o nascimento da prisão” (1975). Nessa perspectiva, propõe que haja uma forma para que tais situações sejam revertidas, principalmente através do ensino de história, com a utilização do testemunho e do ensino intercultural - um modelo educacional que concebe as culturas em constante processo de construção e desconstrução, voltando-se, assim, para a interação e valorização das mais diferentes culturas presentes dentro de uma mesma sociedade.

Last updated on 08/08/2017