GIOVANI BARBOSA PRADO. 2010. “A FARDA E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PERÍODO MILITAR.” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-83.

Nesta pesquisa tem-se como intuito discutir o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), o programa mais representativo do governo militar na área da educaçãojovens e adultos. Criado pela Lei No 5379 de 15 de dezembro de 1967, o referido programa tinha como uma das prioridades a tarefa de promover educação continuada e a alfabetização funcional de adultos analfabetos. O trabalho é fruto de uma pesquisa feita a partirbibliografia, de documentos e de relatos de ex-professores e ex-coordenadores do MOBRAL na cidade de Mariana/MG coletados por meio da metodologia da História Oral, comobjetivo de compreender os impactos do mesmo na prática docente desses professores. Para isso, foram estudadas as políticas do governo militar referentes à educação de jovens e adultos na cidade, durante o período de seu funcionamento. Com a pesquisa observou-se queproposta do MOBRAL era de caráter conscientizador e com a intenção de fortalecer o apoio eleitoral ao governo militar. Em Mariana, os professores e coordenadores ligadosMovimento Brasileiro de Educação (MOBRAL) estavam arraigados, na maioria das vezes,um ensino tradicional em que o docente ocupava o centro das atenções e ministrava o queProjeto escolhia como sendo adequado e ideologicamente aceitável. As perseguições aos profissionais contrários ao regime militar ministrados pelos órgãos de repressão, principalmente nas esferas superiores do ensino no país, eliminaram grande parte dos ideais contrários ao grupo dominante ou os impediram de criar novas  fórmulas” pedagógicas antagônicas à ideologia vigente. Com isso, os educadores e alfabetizadores presentesmunicípio pouco conheciam ou, até mesmo, se interessavam por outros métodos divergentes. Os docentes, então, selecionavam currículos favoráveis ao regime pelo estado indicados, sem muito questionar os conteúdos presentes nos materiais didáticos distribuídos.