REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Citation:

ANGELITA APARECIDA AZEVEDO. 2000. “REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-53.
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Abstract:

O presente trabalho é uma análise da formação do professor de História na
Universidade Federal de Ouro Preto, buscando construir um diagnóstico sobre tal
realidade, contribuindo para o repensar do papel da universidade na formação deste
profissional.
Para a coleta de dados, utilizaram análise documental e entrevistas diretivas
com um grupo de professores do referido curso , com alguns ex-alunos formados nos
dois últimos anos e alunos em etapa de conclusão do curso, que já estão atuando
como docentes, no município de Mariana e região.
Os dados coletados permitiram concluir que os alunos entrevistados se
mostraram em sua maioria insatisfeitos com a formação académica que tiveram,
podendo ser elencados problemas de ordem curricular, dicotomia entre teoria e
prática, pouca preocupação do corpo docente com a licenciatura, falta de
entrosamento entre os professores, grande número de professores substitutos
comprometendo a qualidade das aulas. Quanto ao corpo docente do curso, pôde-se
perceber uma heterogeneidade de posicionamentos quanto ao papel da universidade
na formação do professor, o que se reílete em um trabalho muito mais de iniciativas
pessoais do que coletivo.
Conclui-se, a partir disso, que há necessidade de repensar a situação atual do
curso de História, o que passa pela construção um projeto coletivo que vise a
melhoria da mesma.