FRANCIS WELLINGTON DE BARROS ANDRADE. 2003. “IGREJA CATÓLICA E COMUNISMOA DINÂMICA ANTICOMUMSTA EM "O ARQUIDIOCESANO" (06/1961 a 06/1964).” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-68.

Através da conjugação das análises qualitativa e quantitativa, este trabalho tem como objetivo principal, não apenas apresentar como também, analisar o comportamento da linha editorial do periódico católico "O Arquidiocesano” da cidade de Mariana frente à questão do comunismo. A análise visa mostrar como o periódico sofria influências na escolha de assuntos de cunho pejorativo relacionados ao comunismo de acordo com o cenário sócio-político, apresentando um alinhamento com o imaginário anticomunista nacional da época.