Citation:

DANIEL HENRIQUE DINIZ BARBOSA. 2003. “A EMOP, SEUS EX-ALUNOS E SUAS MORADIAS ESTUDANTIS: Elementos para a construção de uma tradição (1930-1950).” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-142.

Abstract:

O presente trabalho se propõe a discutir como surgem algumas das tradições da Escola de Minas de Ouro Preto. Procura identificar como se constitui o passado das moradias estudantis; a reverência aos ex-alunos da Escola por parte dos estudantes atuais; como se constrói a personagem central da instituição, Claude Henri Gorceix; como surge uma série de práticas comuns aos estudantes da Escola -dentre as quais destacamos a aplicação de trotes nos alunos novatos - e; como se lembram os estudantes mais antigos do referido estabelecimento de suas vidas enquanto alunos do mesmo. Para isso, investiga os primórdios da Escola e aponta alguns de seus principais problemas durante os quase 130 anos de sua existência, priorizando, para tanto, a fonte oral e direcionando o foco da investigação para o período compreendido entre 1930 e 1940.