DANIELLE DE FÁTIMA EUGÊNIO. 2010. “ARREMATANTES DE OBRAS PÚBLICAS: OFICIALATO MECÂNICO NACIDADE DE MARIANA (1745 – 1800).” Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP, Pp. 0-55.

O objetivo desse estudo consiste em abordar o tema do oficialato mecânico na Cidade de Mariana durante o século XVIII, visando a compreensão de mecanismos de inserção e ascensão social utilizados por oficiais que compuseram uma camada privilegiada. Para tanto, escolhemos os oficiais que se destacaram pelo maior número de arrematações realizadas junto ao Senado da Câmara. Buscamos descrever, através de registros materiais encontrados em inventáriostestamentos, características tais como sua condição econômica, a realização de outras atividades paralelas ao exercício do ofício, a participação em agremiações leigas e o uso da mão-de-obra escrava.

Last updated on 12/05/2017