EM BUSCA DO “CREDO VERMELHO”: OPERAÇÃO LIMPEZA E “SUBVERSÃO” NA ESCOLA DE MINAS DE OURO PRETO LOGO APÓS O GOLPE DE 1964.

Esta pesquisa monográfica tem como objetivo explicitar como algumas noções de Segurança Nacional perpetradas durante o regime militar (1964-1985) repercutiram não só na sociedade alterando a sua constituição, mas também nas Instituições de Ensino Superior. Pretende-se demonstrar como a questão do “anticomunismo”, do “inimigo interno”, e da “operação limpeza” serviu como argumento capaz de legitimar a criação de uma “Comissão de Inquérito”, responsável por investigar os chamados “subversivos” na Escola de Minas de Ouro Preto. Malgrado sua própria existência, esta agia de modo contrário aos princípios da democracia e da liberdade, intimando e interrogando os considerados “subversivos”. Almeja-se ainda evidenciar que as acusações infligidas sobre estes foram embasadas sobretudo no “imaginário anticomunista”. A pesquisa foi possível devido ao acesso a documentação produzida pela própria “Comissão de Inquérito”, durante o período incruento de suas investigações.

Last updated on 08/08/2017