AHCMM - Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana

  • a2e015e53-1f36-4179-bda4-88d7e6e98c1e_02.jpg
  • 1859e99a-f6ef-4516-ba2a-47227a97abac_02.jpg
  • c1b15bed-06a4-43b3-90dc-2fcdf9ed7d3f_02.jpg

 

 

O conjunto documental que compõe o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana é o registro de parcela das atividades administrativas dos poderes públicos municipais e de seu termo desde a criação da Vila do Carmo, em 1711, até inícios da segunda metade do século XX. Divide-se em dois grandes conjuntos: aquele formado por mais de 800 volumes encadernados, códices e livros, também conhecido como acervo principal, além dos Avulsos, compostos por aproximadamente 200 caixas, que foram incorporados ao acervo principal em 1996 e, a partir de então, vêm sendo identificados e organizados. O conjunto dos documentos mede aproximadamente 50 metros lineares e estima-se mais de 40 mil documentos.

No ano de 1994, o arquivo foi transferido para o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Até então havia funcionado nas dependências da Câmara Municipal e do Ginásio Poliesportivo.

O AHCMM foi coordenado pelos professores José Guilherme Ribeiro, Ronald Polito de Oliveira, José Arnaldo Coelho de Aguiar Lima, Ângelo Alves Carrara, Renato Pinto Venâncio e Marco Antônio da Silveira. Em novembro de 2010, a coordenação foi assumida pelo professor Francisco Eduardo de Andrade, pela professora Drª. Cláudia Maria das Graças Chaves e, posteriomente, pelo professor Dr° Álvaro Araújo Antunes. Atualmente o Arquivo Histórico da Câmara é coordenado pela Prof Drª. Anny Jackeline Torres Silveira.

Durante a pandemia do Covid-19, estamos fechados.

Para agendar uma consulta, entre em contato.

E-mail principal: arquivohistoricocmm@yahoo.com.br
E-mail alternativo:
ahcmmlph@gmail.com





Projeto "Arquivo Aberto"

O projeto "Arquivo Aberto" tem como objetivo central visitas que consistem em criar condições de articulação entre a memória da comunidade e o registro documental, viabilizando, por conseguinte, o fomento à construção de identidades e da cidadania. A intenção é promover um diálogo entre o eu e o outro, coletivo e individual, situados no presente; e o eu e o outro, coletivo e individual, do passado.

Essa relação alteridade/identidade constituída ao longo do tempo contribui para fortalecer os vínculos sociais em locais, como condições de cidadania e ação política. Visando a constituição desse objetivo maior, foram realizadas visitas dos estudantes da rede municipal e estadual de Mariana ao AHCMM.

Em função da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, foram desenvolvidas práticas pedagógicas específicas que valorizam as memórias de estudantes, articulando-as com o acervo documental, de modo a fomentar o sentimento de vínculo social e histórico face à aceleração do tempo presente, que tem como sintoma, justamente, a demanda patrimonial.

 

arquivo aberto

 

 

Podcast Gaveteiro

O Gaveteiro é o podcast oficial do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM), coordenado pela equipe do projeto "Arquivo Aberto", da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Instagram: @ArquivoCMM

gaveteiro

 

Catálogos, Produções Acadêmicas e PDFs:

Fundo Câmara Municipal; Coletoria Estadual; Prefeitura Municipal.pdf2.13 MB
Fundo Não Encadernados pdf2.96 MB
Fundo Sociedade Musical São Caetano1.pdf4.34 MB
Jornal O Arquidiocesano.pdf2.73 MB
Fundo Privado Joaquim Afonso Rodrigues de Moraes.pdf17.5 MB
Inventário Termos de Arrematações e Contratos. 1713-19281.29 MB
Catálogo de códices em ordem numérica - AHCMM.pdf857 KB
AHCMM (Educação Patrimonial - EM/EJA)364 KB
AHCMM (Educação Patrimonial - Fundalmental II)307 KB
Termo de Mariana vol I16.91 MB
Termo de Mariana vol III2 MB
Casa de Vereança918 KB