Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana

 

M. C. Escher - Acervo Gemeentemuseum, Haia, Holanda

O conjunto documental que compõe o Arquivo é o registro de parcela das atividades administrativas dos poderes públicos municipais e de seu termo desde a criação da Vila do Carmo, em 1711, até inícios da segunda metade do século XX. Divide-se em dois grandes conjuntos: aquele formado por mais de 800 volumes encadernados, códices e livros, também conhecido como acervo principal, além dos Avulsos, compostos por aproximadamente 200 caixas, que foram incorporados ao acervo principal em 1996 e, a partir de então, vêm sendo identificados e organizados. O conjunto dos documentos mede aproximadamente 50 metros lineares.

No ano de 1994, o arquivo foi transferido para o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Até então havia funcionado nas dependências da Câmara Municipal e do Ginásio Poliesportivo.

O AHCMM foi coordenado pelos professores José Guilherme Ribeiro, Ronald Polito de Oliveira, José Arnaldo Coelho de Aguiar Lima, Ângelo Alves Carrara, Renato Pinto Venâncio e Marco Antônio da Silveira. Em novembro de 2010, a coordenação foi assumida pelo professor  Francisco Eduardo de Andrade e, posteriormente, pela professora Drª. Cláudia Maria das Graças Chaves. Atualmente o Arquivo Histórico da Câmara é coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Araújo Antunes.

Horário de funcionamento: 8h-12h; 13h-17h.

Fone: (31) 99267-5663

E-mail de contato: arquivohistoricocmm@yahoo.com.br

Fundo Câmara Municipal; Coletoria Estadual; Prefeitura Municipal.pdf2.13 MB
Fundo Não Encadernados pdf2.96 MB
Fundo Sociedade Musical São Caetano1.pdf4.34 MB
Jornal O Arquidiocesano.pdf2.73 MB
Fundo Privado Joaquim Afonso Rodrigues de Moraes.pdf17.5 MB
Inventário Termos de Arrematações e Contratos. 1713-19281.29 MB
Catálogo de códices em ordem numérica - AHCMM.pdf857 KB