%0 Generic %D 2008 %T A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EDUCADOR DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NA SALA DE AULA %A RAQUEL SILVEIRA MARTINS %X

A presente monografia se insere nas discussões do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil dos dias de hoje. O enfoque principal do trabalho recai sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro das salas de aula dessa modalidade na disciplina de História. O objetivo maior do trabalho é alcançar os fatores principais que influenciam esses educadores no planejamento e na execução das aulas. Para conclusão da pesquisa, utilizou-se da análise de dados coletados através da observação de aulas bem como de respostas dos sujeitos pesquisados a um questionário. A escolha dos três sujeitos dessa pesquisa, que embora em número reduzido tenham proporcionado um corpus de dados suficientes para tecer reflexões sobre o tema, está embasada em critérios de exclusão que tomavam por base o grau de ensino que ministravam e a escola. Portanto, a pesquisa se insere nas de cunho qualitativo cuja maior parte dos dados está agrupada em descrições e reflexões. Para a interlocução dos dados coletados a pesquisa dialoga com as discussões no campo da formação de educadores e do ensino nos últimos vinte anos no Brasil, bem como de algumas discussões prementes na EJA tal como a entrada dos jovens nessa modalidade de ensino.

%B Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP %P 0-113 %G eng