@article {4420, title = {A PR{\'A}TICA PEDAG{\'O}GICA DO EDUCADOR DE HIST{\'O}RIA NA EDUCA{\c C}{\~A}O DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NA SALA DE AULA}, journal = {Instituto de Ci{\^e}ncias Humanas e Sociais/UFOP}, year = {2008}, pages = {0-113}, abstract = { A presente monografia se insere nas discuss{\~o}es do campo da Educa{\c c}{\~a}o de Jovens e Adultos no Brasil dos dias de hoje. O enfoque principal do trabalho recai sobre as pr{\'a}ticas pedag{\'o}gicas desenvolvidas dentro das salas de aula dessa modalidade na disciplina de Hist{\'o}ria. O objetivo maior do trabalho {\'e} alcan{\c c}ar os fatores principais que influenciam esses educadores no planejamento e na execu{\c c}{\~a}o das aulas. Para conclus{\~a}o da pesquisa, utilizou-se da an{\'a}lise de dados coletados atrav{\'e}s da observa{\c c}{\~a}o de aulas bem como de respostas dos sujeitos pesquisados a um question{\'a}rio. A escolha dos tr{\^e}s sujeitos dessa pesquisa, que embora em n{\'u}mero reduzido tenham proporcionado um corpus de dados suficientes para tecer reflex{\~o}es sobre o tema, est{\'a} embasada em crit{\'e}rios de exclus{\~a}o que tomavam por base o grau de ensino que ministravam e a escola. Portanto, a pesquisa se insere nas de cunho qualitativo cuja maior parte dos dados est{\'a} agrupada em descri{\c c}{\~o}es e reflex{\~o}es. Para a interlocu{\c c}{\~a}o dos dados coletados a pesquisa dialoga com as discuss{\~o}es no campo da forma{\c c}{\~a}o de educadores e do ensino nos {\'u}ltimos vinte anos no Brasil, bem como de algumas discuss{\~o}es prementes na EJA tal como a entrada dos jovens nessa modalidade de ensino. }, author = {RAQUEL SILVEIRA MARTINS} }