@article {4123, title = {CRISTIANISMO E IMAGEM NO IMP{\'E}RIO BIZANTINO, S{\'E}CULOS VIII e IX.}, journal = {Instituto de Ci{\^e}ncias Humanas e Sociais/UFOP}, year = {2014}, abstract = {O per{\'\i}odo iconoclasta (726-843) foi uma luta em torno das imagens religiosas no Oriente Medieval que culminou na destrui{\c c}{\~a}o das mesmas em prol de uma purifica{\c c}{\~a}o do cristianismo. Essa batalha de mais de um s{\'e}culo teve uma pausa com o restabelecimento do culto das imagens em 787, com o retorno da iconoclastia anos mais tarde, em 815, sendorestabelecimento definitivo do culto das imagens, o chamado {\textquotedblleft}Triunfo da Ortodoxia{\textquotedblright} somente em 843. Neste sentido, o objetivo deste trabalho {\'e} tentar compreender por que ocorreu no Imp{\'e}rio Bizantino essa luta em torno das imagens sendo os bizantinos t{\~a}o ligados ao culto das mesmas, e, tamb{\'e}m tentar entender o papel da imagem nos contextos pol{\'\i}tico e religioso, pensando na import{\^a}ncia dos {\'\i}cones n{\~a}o somente para os bizantinos, mas tamb{\'e}m paracultura crist{\~a}. Para isso, usaremos das Atas do Patriarcado de Constantinopla e dos escritos teol{\'o}gicos deixados por aqueles que defendiam e por aqueles que rejeitavam as imagens. Assim, {\'e} poss{\'\i}vel perceber o iconoclasmo bizantino enquanto um fen{\^o}meno de cunho n{\~a}o somente religioso, mas tamb{\'e}m pol{\'\i}tico, que partiu de uma iniciativa imperial. Al{\'e}m disso, podemos tamb{\'e}m perceber as imagens enquanto um mecanismo de poder que atende aos diversos interesses.}, author = {CAROLINE COELHO FERNANDES} }